Menu
21º min
32º min

16/08/2019 às 13h45

Doenças reumáticas estão associadas à incapacidade física


DOURADOS AGORA
Foto: Dra. Mariana Picolli

As doenças reumáticas atingem milhões de pessoas de todas as idades e podem levar à debilitação crônica e à redução da qualidade de vida. Apesar de todo esse impacto negativo, ainda não são totalmente conhecidas pela população. Embora seja popular a palavra 'reumatismo', o que pouca gente sabe é que existem cerca de 125 doenças ligadas ao termo que afetam o aparelho locomotor, que é composto por ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos.

 

Algumas dessas doenças, por serem sistêmicas e autoimunes, podem comprometer outras partes e funções do corpo, inclusive órgãos vitais como coração, pulmões e rins. Elas podem afetar ainda os olhos, intestino e até a pele. Algumas delas, em estado avançado, podem causar deformidades articulares e incapacidade física, sendo necessário o auxílio de muletas ou cadeira de rodas.

 

Por muitos anos não eram consideradas agressivas, porém estudos mais recentes apontam que pacientes com artrite reumatoide, que é uma das doenças reumáticas mais comuns, tem a expectativa de vida significativamente diminuída em comparação com a população em geral.