Menu
21º min
32º min

26/03/2020 às 13h05

IVINHEMA: Município tem 498 notificações de dengue


IVINOTICIAS
Foto: Divulgação

Apesar do foco mundial ser para o Coronavírus, outra situação que moradores e autoridades que estão deixando um pouco de lado e está aumentando a cada hora é a questão da dengue, chikungunya e zika.

Conforme apurou o Site Ivinoticias, a situação do município de Ivinhema é critica em relação à alta incidência de notificações e casos neste começo do ano e a população e autoridades devem conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, além do Aedes Aegypti transmitir a Dengue hoje o mosquito tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o vírus Zika e a Febre do Chikungunya.

Nesta quarta-feira (25) saiu um novo boletim epidemiológico do governo do estado, no qual aponta 498 notificações, sendo que na última semana eram 373 notificações da dengue, mostrando a alta incidência da cidade.

 

No boletim epidemiológico aponta 45 casos confirmados, mas na última semana a reportagem obteve varias informações de novos casos de dengue no município.

Fundo de uma casa no bairro vitória.

Alguns populares estão apreensivos com a dengue, a reportagem recebeu nesta semana que nas novas casas populares entregues no bairro Vitória, já tem morador guardando reciclagem de forma irregular.

DENGUE

Dengue clássica

A dengue clássica é a forma mais leve da doença, sendo muitas vezes confundida com a gripe. Tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias, apresentando sinais como:

febre alta (39° a 40°C)

dor de cabeça

Cansaço

dor muscular e nas articulações

Indisposição

enjôos

Vômitos

Entre outros

Dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

No geral, a dengue hemorrágica é mais comum quando a pessoa está sendo infectada pela segunda ou terceira vez.

Os sintomas iniciais são parecidos com os da dengue clássica, e somente após o terceiro ou quarto dia surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos.

Na dengue hemorrágica, ocorre uma queda na pressão arterial do paciente, podendo gerar tontura e quedas.

Se você suspeita de dengue, vá direto ao hospital ou clínica de saúde mais próxima.